sábado, 23 de julho de 2011

Apresentação

As políticas públicas e o combate violência de gênero e perspectivas de segurança da mulher

‘Políticas Públicas’ podem ser entendidas como tudo que diga respeito à atuação do governo (municipal, estadual ou federal) quanto à leis, medidas reguladoras, decisões e ações. 
Ciclo das Políticas Públicas, por sua vez, engloba o processo que vai da definição de agenda, à elaboração da política pública e sua efetiva implantação e avaliação. Este último ponto, a avaliação, terá espaço maior em nossos textos. Isto acontecerá por um motivo simples: pode-se através dele perceber erros e acertos e, contrastando dados reais do Estado do Espírito Santo e do município de Alegre/ES, tecer análises sobre a efetividade da política atual. Dessa forma, caso haja descompasso entre o que se pretendia no momento da implantação e o que se alcançou por meio das políticas públicas, torna-se possível propor soluções.
Este Blog se apresenta, portanto, como mais uma manifestação da Sociedade civil em torno de interesses, propósitos e valores pertinentes às perspectivas de segurança da mulher e ao combate à violência de gênero. A intenção é apontar problemas a serem enfrentados por meio do controle social da execução das políticas.
Este espaço primariamente se presta à ser banco de dados e idéias para nossas pesquisas como alunos do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça oferecido pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mas, para além dessa função, as informações que aqui ajuntarmos também serão de interesse à todos e todas que estejam envolvidos com essa causa, a saber, o combate à violência de gênero e as perspectivas de segurança da mulher.
Em última instância, o que fazemos aqui é lançar mão do princípio democrático de participação da sociedade nas instâncias de poder, tendo como fim último “construir uma sociedade livre, justa e solidária” para homens e mulheres. 

Os textos seguintes trarão O primeiro ciclo de postagens do Grupo 1 do Polo Alegre-ES
Tema: O Combate à Violência de Gênero e as Perspectivas de Segurança da Mulher
Subtema: Promoção de segurança e combate à violência racial



Fontes para essa postagem: Todos os conceitos presentes nesse texto foram extraídos do material fornecido pela professora Juçara Leite para uso durante o Módulo1 do Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGR - da UFES/NEAAD, ocorrido no terceiro triênio de 2011.
Imagem acessada em http://www.mariadapenha.org.br/wp-content/uploads/2010/12/cordel.png às 13 horas e 19 minutos do dia 28 de julho de 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário