sábado, 23 de julho de 2011

Para começar, é bom se informar

Vivemos na "Sociedade da Informação" ou, pelo menos, é isso que dizem os sites, revistas, livros e palestrantes que sobrevivem do comércio da "informação". Justiça seja feita, um dos homens mais ricos do mundo, Marc Zuckeberg, criador do Facebook, ganhou toda sua fortuna recolhendo e comercializando informações. Note, porém, que informação, não necessariamente é sinônimo de conhecimento e a diferença entre os dois termos é de uma sutileza enganadora. O Novo Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, por exemplo, define informação como "Esclarecimento, fornecimento de dados, notas, argumentos (...)" *.  Para o verbete "Conhecer", por sua vez, o mesmo dicionário dá como sinônimo os verbos "Saber" e "Entender".
Nós seres humanos, mulheres ou não, sabemos e entendemos muita coisa. Sabemos quando somos injustiçados, quando sofremos violência física, moral ou psicológica. Mas para que nos levantemos contra essas coisas necessitamos argumentos. Ou seja, informação. 
Com a finalidade de montar um banco de "dados, notas, argumentos", estimulando assim a pesquisa e a ação mais direta - a denúncia propriamente dita - contra a violência de gênero, é que listamos os sites, blogs, artigos, livros e filmes à seguir.


Documentos disponíveis na rede
IV Plano Nacional Contra a Violência Doméstica (2011 - 2013)


Sites
Site do órgão do Governo Federal responsável por promover políticas públicas para as Mulheres. 
Secretaria de Promoção da Igualdade Racial 
Site do órgão do Governo Federal responsável  por promover políticas públicas de Igualdade Racial
Se quiser saber mais sobre a Lei Maria da Penha esse site é o lugar certo.


Blogs
Maísa Leal Blog 
Numa postagem, Maísa Leal faz um apanhado interessante sobre o assunto "violência doméstica".

Artigos Científicos
SANTOS, Cecília MacDowell. IZUMINO, Wânia Pasinato. Violência Contra as Mulheres e Violência de Gênero. E.I.A.L. Estudios Interdisciplinarios de América Latina y El Caribe,
da Universidade de Tel Aviv, em 2005.


Livros
MONTERO, Rosa. A Louca da Casa. São Paulo: Ediouro, 2008.
Este livro da jornalista espanhola Rosa Montero traz 14 pequenas biografias de mulheres a frente de seu tempo, que apesar das diversas formas de violências sofridas no decorrer de suas vidas, destacaram-se a ponto de entrarem para a história e contribuírem para os avanços sociais em relação ao sexismo.


Nas demais páginas desse blog, os leitores poderão encontrar indicações de outras fontes de pesquisa. Portanto, atentem para os links abaixo do cabeçalho, intitulados: "Bando de dados - Textos", "Banco de dados - Imagens", "Banco de dados - Filmes" e "Conceitos". 





Nenhum comentário:

Postar um comentário